
PROPOSTA COM SINAL DE ARRAS VS PROPOSTA VOADORA. Mais um valor agregado ao corretor que trabalha com proposta firme.
Em mercados maduros, os imoveis trabalhados pelo corretor de imoveis são exclusivos. Então quando o Professional tem uma exclusividade, ele tem uma responsabilidade que é vender o imóvel. Para isso monta uma estrategia de marketing, entre elas (e uma das mais importantes) é o preço de venda real, e também a documentação em dia.
Com o preço de venda ideal, a documentação em dia e uma estrategia de marketing boa, os interessados começam a aparecer.
Quando chega a proposta de um comprador, essa proposta vem com um sinal de arras, que fica com o corretor responsável pela venda do imóvel.
Geralmente eu trabalhava com um sinal de 1% do preço de venda do imóvel, e caso o proprietário aceitasse, o comprador deveria fazer um reforço da proposta que chegasse ao 6%.
Se o proprietário não aceitasse e não chegassem a um acordo, ou acontecia alguma coisa na documentação, etc, o corretor devolvia o sinal de arras sem nenhum custo para nenhuma das partes.
Confesso que foram poucas as negociações que não aconteceram com um sinal de arras, praticamente todas conseguia fechar... isso garante para ambas as partes uma negociação seria e comprometida e para o corretor de imoveis também garante um trabalho profissional,
Em este mercado eu já recebi algumas propostas sem sinal de arras, e deste jeito realmente não é bom para ninguém, (comprador pode ser arrepender, proprietário também ou pode vender para mais alguém) eu já tive a experiencia ruim aqui de negociar propostas sem sinal de arras onde o vendedor aceitou e o comprador depois se arrependeu, sem sinal de arras não tem nada para reclamar.
Comentários
Postar um comentário