MLS Multiple Listing Services o que é? E pra que serve?



O mercado imobiliário é relacionamento. Não é simplesmente imóveis, os negócios acontecem entre pessoas. E o Relacionamento é universal.
Um dos mercados da mediação imobiliária mais evoluída do mundo esta nos EE.UU.
E a base desse mercado é o MLS (Multiple Listing Services ou serviço de captações múltiplas).
Nos EE.UU praticamente todas as transações imobiliárias são feitas com corretor de imoveis, mesmo tendo infinidade de aplicativos e programas querendo evitar o corretor.

Serviço de listagem múltipla (MLS): o que é

Os REALTORS® gastaram milhões de dólares para desenvolver o MLS (Multiple Listing Services) e outras tecnologias imobiliárias que tornam a transação mais eficiente. Um MLS é uma oferta privada de cooperação e remuneração onde corretores colocam suas captações (listing) e fazem parcerias com outros corretores.

No final de 1800, corretores imobiliários se reuniam regularmente nos escritórios de suas associações locais para compartilhar informações sobre propriedades que estavam tentando vender. Eles concordaram em compensar outros corretores que ajudaram a vender essas propriedades e o primeiro MLS nasceu, com base em um princípio fundamental exclusivo do setor imobiliário organizado: me ajude a vender minhas captaçoes exclusivas e eu o ajudarei a vender o seu.

Hoje, através de mais de 800 MLSs, os corretores compartilham informações sobre propriedades listadas e convidam outros corretores a cooperar em sua venda em troca de compensação, se produzirem o comprador. Os vendedores são beneficiados pelo aumento da exposição a suas propriedades. Os compradores se beneficiam porque podem obter informações sobre todas as propriedades listadas na MLS enquanto trabalham com apenas um corretor.

O mercado imobiliário é competitivo e o negócio é único, pois os concorrentes também devem cooperar entre si para garantir uma transação bem-sucedida. Os sistemas MLS facilitam essa cooperação.

O MLS é uma ferramenta para ajudar o corretor com cliente vendedor a encontrar corretor que tenha cliente comprador. Sem o incentivo colaborativo do MLS existente, os corretores criariam seus próprios sistemas separados de cooperação, fragmentando ao invés de consolidar informações de imoveis como acontece em praticamente toda latinoamerica que trabalha em aberto e não em exclusiva.

MLSs são uma força poderosa para a competição. Eles nivelam o campo de jogo para que a menor corretora da cidade possa competir com a maior firma de vários estados. Compradores e vendedores podem trabalhar com o profissional de sua escolha, confiantes de que têm acesso ao maior conjunto de propriedades à venda no mercado.

Informações imobiliárias na Internet estão prontamente disponíveis. Os consumidores podem acessar e visualizar todas as informações de listagem disponíveis publicamente no site de seu corretor escolhido.

MLSs são bancos de dados privados criados, mantidos e pagos por profissionais do setor imobiliário para ajudar seus clientes a comprar e vender imóveis. Na maioria dos casos, o acesso às informações das listagens da MLS é fornecido gratuitamente ao público pelos corretores participantes. Os dados que não são acessíveis ao público incluem informações que colocariam em risco a privacidade ou a segurança dos vendedores, como informações de contato do vendedor e horários em que a casa fica vazia para exibição.

A NAR (national association of realtors) incentiva a inovação e a concorrência na corretagem de imóveis, incluindo diferentes modelos de negócios. Os membros da NAR são afiliados a empresas de corretagem imobiliária que operam usando vários modelos de negócios, incluindo serviço completo, serviço limitado, taxa por serviço e desconto (independentemente do nível de serviço). O posicionamento da Internet em si não é um modelo de negócios - quase 90% dos REALTORS® relatam que sua empresa possui um site para uso comercial, de acordo com o Perfil de Membro da NAR de 2007.

De acordo com a Pesquisa de tecnologia REALTOR® de 2007, dois terços de todos os REALTORS® têm sites, e REALTORS® informa que suas listagens são exibidas em qualquer número de sites, incluindo REALTOR.com, o próprio site da REALTOR®, o site da associação local REALTOR®, site de jornais locais, Yahoo, Google, CraigsList, Zillow e Trulia.

Mais da metade dos compradores recentes usaram sites da MLS em suas pesquisas, de acordo com o Perfil da NAR de compradores e vendedores de imóveis em 2007.

fonte: https://www.nar.realtor/nar-doj-settlement/multiple-listing-service-mls-what-is-it

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