Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro ‘O Pequeno Príncipe’, escreve: “Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”.
Quiz colocar esta frase do Principito porque é o que eu acho do mercado imobiliário aqui em Santa Catarina. Para o corretor e para o cliente, sem compromisso de ambas as partes, não tem relacionamento.
O mercado imobiliário é relacionamento e isso é universal. A exclusividade na intermediação imobiliária (Tanto na compra quanto na venda) nada mais é do que confiança.
Relacionamento significa a ligação afetiva, profissional ou de amizade entre pessoas que se unem com os mesmos objetivos e interesses.
Todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação e atitudes que devem ser recíprocas. Quando uma das partes não desenvolve os atributos necessários para uma boa convivência, o relacionamento se torna difícil. Um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.
Quanto maior o relacionamento maior a confiança, o corretor de imoveis precisa passar confiança para o cliente para poder conseguir uma exclusividade.
Na Argentina, onde eu sempre fui corretor, a intermediação imobiliária esta mais madura e la é normal a exclusividade. Eu tenho plena certeza que isso é o melhor para o cliente e para o mercado imobiliário em geral... Então quando pego uma exclusividade de um cliente tanto na compra ou na venda eu fico muito feliz porque estou mudando o mercado imobiliário na região aos poucos.
O mercado é ilimitado a nossa capacidade de atendimento, todos os corretores podem trabalhar com exclusividade, isso vai ser melhor para nos e para os clientes vendedores ou compradores.
Claro que tem que saber trabalhar a exclusividade, eu nunca cheguei a ter mais de 15 imoveis com exclusividade e alguns compradores, porque leva muito tempo e trabalho focado em atingir o objetivo do cliente que depositou a confiança em meu trabalho.
Só com essa quantidade de clientes eu conseguia vender minimo um imóvel por mês em um mercado não aquecido.
Eu valoro profundamente quando o cliente confia em mim, ainda mais aqui no Brasil que a cultura do corretor exclusivo esta longe de ser alcançada.
Imagina só o cliente ter contato com um só corretor que vai estar ali do inicio ate o fim e que nada seja mais importante do que fazer um excelente serviço para ter clientes para toda a vida? As vezes cliente vira amigo.
Comentários
Postar um comentário